Agende seu ultrassom
Minha maneira de trabalhar com ultrassonografia em ginecologia inclui um pré-atendimento com uma longa conversa sobre o motivo que seu médico solicitou o exame, seus sintomas, seus tratamentos atuais e prévios, o que você espera que o exame possa melhorar no seu entendimento sobre a doença ou condição que te fez buscar atendimento ou sobre as hipóteses diagnósticas discutidas com seu médico assistente.
Oferecemos desde exames de rotina ginecológica, como a ultrassonografia transvaginal, o controle de ovulação e a contagem folicular, até exames mais específicos, como a pesquisa de endometriose profunda, histerossonografia e o ultrassom para avaliação de fertilidade, que engloba todos estes associando também a avaliação de permeabilidade tubária.
Conheça um pouco sobre cada exame realizado:
Exame realizado pelas vias endovaginal e abdominal. Em pacientes com alterações clínicas compatíveis com o quadro de endometriose, este exame é realizado para detectar focos de endometriose não usualmente visualizados na ultrassonografia endovaginal de rotina. É necessário realizar um preparo intestinal antes do exame, para melhor avaliação de possíveis focos de endometriose que acometam segmentos intestinais como o reto e sigmoide. Importante exame para o planejamento pré-operatório em pacientes que serão submetidas a tratamento cirúrgico da endometriose, podendo detectar focos não visualizados no exame endovaginal comum.
A histerossonografia é um exame realizado pela via endovaginal, onde se consegue, através da introdução de um cateter pelo colo uterino, instilar um meio de contraste para avaliar a cavidade uterina sem precisar de anestesia. Este exame é útil na avaliação de pacientes que apresentem alguma anormalidade endometrial no exame endovaginal de rotina, como a presença de espessamentos sugestivos de pólipos ou miomas submucosos, alterações sugestivas de sinéquias ou septos e, dependendo do caso, a investigação de permeabilidade das trompas uterinas, também chamado histerossonosalpingografia. É um exame importante para avaliação de pacientes inférteis ou para planejamento cirúrgico de pacientes que irão ser submetidas a histeroscopias para retirar pólipos e miomas.
Exame realizado pela via endovaginal para contar os folículos antrais ovarianos, inferindo a reserva ovariana da paciente.
Este exame é realizado através da junção de todos os outros exames endovaginais. Nele realiza-se a contagem folicular e controle de ovulação, pesquisa da endometriose, histerossonografia e avaliação da permeabilidade tubária.
Na ultrassonografia ginecológica, o uso da tecnologia 3D/4D mostra-se como importante ferramenta para avaliação de malformações uterinas e do posicionamento de endoceptivos como os DIUs.